história do Faraó
》》A história por trás desta fotografia é fascinante. Hussein Abd El-Rassul, um menino egípcio de apenas 12 anos, desempenhou um papel crucial na descoberta do túmulo de Tutankhamon em 1922. Naquele momento, Hussein trabalhava como criado na casa do arqueólogo Howard Carter, que estava escavando no Vale dos Reis em busca do túmulo do faraó.
Em 4 de novembro de 1922, Hussein fez uma descoberta incrível enquanto escavavava na área. Ele encontrou o topo de uma escada que levava a um túmulo subterrâneo, que acabou por ser o túmulo de Tutankhamon. A escada estava localizada a 4 metros abaixo da entrada do túmulo de Ramsés VI.
Hussein correu para informar Carter sobre sua descoberta, o que marcou o início de um momento histórico. A escavação do túmulo de Tutankhamon tornou-se uma das mais importantes e emocionantes da história da arqueologia.
A fotografia que mostra Hussein posando com o colar de Tutankhamon é uma lembrança desse momento histórico. Segundo se conta, Carter entregou a Hussein um dos elaborados colares do jovem Faraó para que o usasse para uma fotografia, provavelmente devido à sua semelhança com Tutankhamon nessa idade. A imagem original foi tirada por Harry Burton e posteriormente colorida.