Herodes e seu palácios

Palácio do Rei Herodes 👑
O palácio do rei Herodes, conhecido também como Herodium, é um sítio arqueológico localizado próximo a Belém, na Cisjordânia. Ele foi construído por Herodes, o Grande, no final do século I a.C. como uma fortaleza-palácio e local de descanso, além de ser o lugar onde ele queria ser enterrado. 

Assim como o Templo, o palácio de Herodes em Jerusalém foi construído numa plataforma elevada com cerca de 300 m (norte-sul) por 60 m (leste-oeste) assentada numa série de muros de reforço de 4 a 6 metros de altura a partir do nível da rua. Ele consistia de dois edifícios principais, cada um com seus próprios salões de banquete, banhos e acomodações para centenas de hóspedes. As duas alas foram batizadas em homenagem a Agripa e César. Jardins rodeados por pórticos estavam no centro dos palácios. Existiam ainda grutas, canais e lagos decorados com fontes de bronze. O pretório no palácio se transformou, depois da morte de Herodes, na residência oficial dos governadores romanos quando estavam em Jerusalém durante os grandes festivais judaicos. É provável que tenha sido ali o local onde Jesus foi julgado por Pôncio Pilatos.

Localização:
O palácio está situado em uma colina no deserto da Judeia, a leste de Belém. 

Características
O palácio tinha uma estrutura circular com torres e muros duplos, além de jardins, um grande triclínio (sala de jantar) e termas.

👑 Quem foi Herodes (história do rei da Judeia)

Herodes o Grande foi o rei da Judeia na época em que Jesus nasceu. Ele ficou conhecido por ser brutal e ter mandado matar todos os meninos pequenos de Belém. Herodes teve vários descendentes, alguns dos quais são mencionados na Bíblia.

Herodes era um idumeu (descendente dos edomitas, um povo que morava a sul de Israel) convertido ao Judaísmo. Não sendo israelita, ele não tinha nenhum direito ao trono, mas, com a ajuda do império romano, conquistou o poder em 37 a.C. Herodes se tornou rei vassalo de Roma, com domínio sobre os judeus.

Durante seu reinado, Herodes fez várias obras de construção na Judeia. Ele fundou as cidades de Cesareia Marítima e Sebaste, edificou palácios e fortalezas e construiu lugares públicos que dinamizavam a região. Herodes também se dedicou a construir templos para vários deuses de povos diferentes. Entre os judeus, ele ficou conhecido por renovar e expandir o templo de Jerusalém.

A violência de Herodes
Como não tinha se tornado rei por direito de nascimento, o poder de Herodes dependia inteiramente da força e de suas alianças com Roma. Ele usou muita violência para chegar ao poder e reprimir a oposição e seu reinado foi marcado por muita brutalidade contra potenciais rivais.

Na época de Herodes, Roma estava enfrentando algumas crises políticas. Depois do assassinato de Júlio César, Herodes tomou o lado de Antônio e Cleópatra mas eles foram derrotados por Otávio Augusto, que se tornou o novo imperador de Roma. Então, Herodes rapidamente mudou de lado e jurou lealdade a Otávio. Com suas manobras políticas ele conseguiu manter o apoio de Roma.

Para ganhar o favor dos judeus, Herodes se divorciou de sua primeira esposa e casou com uma mulher da aristocracia judaica. Mas depois, suspeitando de planos para o derrubar, ele executou sua segunda esposa, alguns de seus filhos e outros membros da família dela. Herodes teve várias esposas ao longo da vida, matou algumas e também matou vários de seus filhos. Sua obsessão pelo poder era mais forte que os laços de família!

Herodes tenta matar Jesus
Diante de sua violência para com a própria família, a reação de Herodes quando descobriu sobre o nascimento de Jesus não é surpreendente. Jesus era o rei legítimo dos judeus, profetizado nas Escrituras e aguardado pelo povo. Herodes não poderia competir contra alguém assim. Ele perderia o trono.

Quando os magos chegaram em Jerusalém, procurando pelo rei dos judeus que tinha acabado de nascer, eles foram falar com Herodes. Mas o novo rei não estava na casa do rei! Preocupado, Herodes chamou os sábios para descobrir onde o rei prometido deveria nascer (Mateus 2:2-4). Eles descobriram que deveria ser em Belém. Por isso, os magos foram para Belém, onde encontraram Jesus. Mas eles não contaram a Herodes onde Jesus estava, porque um anjo lhes avisou que ele queria matar o menino.

Quando Herodes viu que os magos não iriam voltar, ele decidiu tomar medidas drásticas. Ele mandou matar todos os meninos com menos de dois anos em Belém, para garantir que o novo rei não escapasse (Mateus 2:16). Mas um anjo avisou José e a família fugiu para o Egito antes do ataque. Os meninos de Belém foram mortos mas Herodes nunca descobriu que seu plano tinha falhado.

Por essa altura, Herodes já estava idoso e, algum tempo depois, morreu (Mateus 2:19-20). Quando ouviram a notícia de sua morte, Maria, José e Jesus voltaram para a Judeia, dessa vez para Nazaré. Jesus cresceu em Nazaré, onde só seus pais sabiam que ele era o rei prometido.

https://www.respostas.com.br/quem-foi-herodes/

Postagens mais visitadas deste blog

o escravo

tiggo 2 ook 1.5

jeep Compass 1.3