estudo biblico
*O primeiro selo* descreve um anjo justo.
*O segundo*, em contraste, descreve *um cavaleiro maligno que tira a paz da Terra.* _A que isso se refere? Um dos exemplos mais óbvios é *a época do Dilúvio.*_ Se 4000 a.C. for usado como a época da Queda, então a cronologia de Gênesis 5 e Gênesis 9:28-29 situa o Dilúvio por volta do ano 2344 a.C., perto da metade do segundo milênio. *O segundo milênio foi um tempo de grande retidão e grande iniquidade.* _Noé e seus filhos andaram com Deus, mas *a maior parte da humanidade havia se voltado para a corrupção e a violência. "A Terra estava corrompida diante de Deus e cheia de violência*_. E Deus olhou para a Terra, e eis que estava corrompida, pois toda a carne havia corrompido seu caminho sobre a Terra. E Deus disse a Noé: O fim de toda a carne chegou diante de mim, pois *a Terra está cheia de violência."* (Moisés 8:28-29)
9: *Por que a Terra se tornou um lugar tão violento?*
_Em parte, *foi porque o cavaleiro do cavalo vermelho-sangue descrito em Apocalipse recebeu o poder de "tirar a paz da Terra e de matar uns aos outros".*_ Novamente, a identidade do cavaleiro não é clara. *Descobriremos quem ele é quando o segundo anjo soar sua trombeta* _e revelar "os atos secretos dos homens e os pensamentos e intenções de seus corações e as obras poderosas de Deus no segundo milênio" (D&C 88:109)._ Por enquanto, *o que está claro _é que ele era um soldado do exército de Satanás_, cuja missão era incentivar a violência e o assassinato entre os filhos dos homens. _Sua missão foi tão bem-sucedida que todas as almas, exceto oito, foram dignas de morte pelo Dilúvio._*
[4: Livro de Mórmon, Helamã 8:26
26 Sim, mesmo neste tempo estais amadurecendo, por causa de vossos assassinatos, de vossa fornicação e de vossa iniquidade, para a destruição eterna; sim, e a menos que vos arrependais, ela vos sobrevirá em breve
: Livro de Mórmon, Alma 10:19
19 Sim, bem disse Mosias, que foi nosso último rei, quando estava prestes a entregar o reino, não tendo ninguém a quem conferi-lo, fazendo com que este povo fosse governado por suas próprias vozes — sim, bem disse ele que se chegasse o tempo em que a voz deste povo escolhesse a iniquidade, isto é, se chegasse o tempo em que este povo caísse em transgressão, eles estariam prontos para a destruição.
[: Livro de Mórmon, Helamã 13:14
14 Mas eis que é por causa dos justos que ela é poupada. Mas eis que vem o tempo, diz o Senhor, em que quando expulsardes os justos do meio de vós, então estareis maduros para a destruição; sim, ai desta grande cidade, por causa da iniquidade e das abominações que há nela
4: O tempo representado pelo terceiro selo foi uma era de grande fome. João vê um cavalo preto, sendo o preto a cor da fome extrema (Lm 4:8-9). Na mão do cavaleiro, ele vê uma balança, usada para medir a comida durante a fome, prática conhecida desde tempos antigos (Lv 26:26). Por exemplo, em certa ocasião, o Senhor profetizou por meio de Ezequiel que causaria uma fome 'quebrando o sustento do pão em Jerusalém'; os habitantes de Jerusalém, explicou ele, 'comeriam o pão por peso e com cuidado; e beberiam água por medida' (Ez 4:16).
Durante esse período de mil anos, Abraão registra: "Houve uma fome em toda a terra da Caldeia, e meu pai foi duramente atormentado por causa da fome. . . . Então, o Senhor Deus fez com que a fome se agravasse na terra de Ur, de modo que Harã, meu irmão, morreu" (Abr. 1:30; 2:1). Enquanto Abraão e Sarai viajavam pela terra, ele parou e "construiu um altar na terra de Jerson, e fez uma oferta ao Senhor, e orou para que a fome fosse afastada da casa de meu pai, para que não perecessem. . . . E eu, Abraão, decidi descer ao Egito para peregrinar lá, porque a fome se tornou muito grave" (Abr. 2:17, 21).
Recordamos que José, bisneto de Abraão, interpretou o sonho do Faraó sobre uma fome que duraria sete anos e "consumiria a terra" (Gênesis 41:30). A fome existia tanto no Egito quanto em outras terras. Gênesis 41 relata: "E a fome estava sobre toda a face da terra... e a fome se agravou na terra do Egito. E de todas as terras vinham ao Egito, a fim de comprar trigo, porque a fome era tão severa em todas as terras" (Gênesis 41:56-57). Jacó, pai de José, também passou pela fome enquanto habitava em Canaã, e enviou dez de seus filhos ao Egito para comprar trigo (Gênesis 42:1-5). (Donald W. Parry e Jay A. Parry, Understanding the Book of Revelation [Salt Lake City: Deseret Book Co., 1998], 81.)
6: A penúria segue a espada; assim sendo, as garras da fome atormentaram o ventre do povo do Senhor durante a abertura
do terceiro selo. Do ano 2.000 A.C. até 1.000 A.C., mais do
que em qualquer outro período da história da terra, o cavalo
negro da fome teve grande influência na história das obras que Deus fez entre seu povo.
"Nos anos iniciais deste primeiro selo, a fome que assolou a
Ur dos Caldeus foi tão severa, que Harã, irmão de Abraão,
morreu de fome, e Deus ordenou ao pai dos fiéis que levasse sua família para Canaã. (Abraão 1 :29-30; 2: 15). Abraão disse o seguinte a respeito do esforço que fez para obter alimento para manter-se vivo: (Leia Abraão 2: 17,21.)
"Essa luta pela sobrevivência também oprimiu o povo do
Senhor na época de Jacó, o qual enviou seus filhos ao Egito,
para comprarem trigo dos celeiros de seu filho José. Naquela época,' a fome era gravíssima na terra', e foi somente por intervenção divina que Jacó e os primeiros membrós de sua casa foram salvos do destino que havia levado Harã. (Gên. 41:53-
57;42: 43; e 44.) Durante a época de sua jornada pelo deserto, os milhões de descendentes de Jacó que haviam seguido Moisés para fora do cativeiro do Egito, teriam perecido por falta de pão, se não fossem alimentados durante quarenta anos com o maná dos céus. (Êxodo· 16.) "Sem dúvida, o terceiro selo foi um milênio em que a fome
que existiu entre os homens afetou profundamente todo o curso• das obras que Deus fez entre seu povo." (McConkie,
DNTC, Vol.3 pp.479-80.)
[15/10, 03:09] +55 62 9250-2266: *"Uma Medida de Trigo Por Um Dinheiro."*
Este preço estranhamente irrisório para o trigo e cevada nos parece bastante irreal hoje em dia, porém o conhecimento das unidades monetárias e os costumes que existiam na época de João nos ajudam a entender melhor o que a voz dos quatro animais declarou. Seus leitores devem ter compreendido perfeitamente o que ele quis dizer. Uma medida (emgrego choenix) tinha aproximadamente o mesmo volume que um litro atual, e era equivalente ao salário ou ração diária de um operário. O "dinheiro" (denário) era uma pequena moeda de prata cunhada pelos romanos. Embora seja difícil determinar o quanto valeriam na época presente, em nossa economia inflacionária, sabe-se que um dinheiro era o salário típico pago por um dia de trabalho. Considerando este fato, gastar um dia de salário para comprar o alimento suficiente para um dia de sobrevivência, indica claramente que eram preços assustadores, comuns em épocas de grande escassez. Com um dinheiro,
podiam-se comprar três medidas de cevada, porém esse cereal era um alimento muito inferior para o consumo humano, e geralmente só usado para esse fim em épocas de grande fome. O fato de o cavaleiro ter balanças em sua mão sugere que a falta de alimento era tal, que eles precisavam ser pesados com
exatidão. O Élder McConkie sugeriu que a frase "não danifiques o azeite e o vinho" significava que o povo devia preservar a maior quantidade de alimento possível, para que o homem não viesse a perecer durante as terríveis condições de escassez
que havia naquele tempo. (Ver McConkie, DNTC, Vol.3,
p.480.)
[15/10, 15:26] +55 11 94979-8534: Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DlXFgWoR1zf1v4AUeaVcom?mode=wwc